5 de setembro de 2010

Adolescencia: SEXO

"Adolescência é um período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos." 

A primeira relação sexual ocorre cada vez mais cedo entre os jovens brasileiros. "A iniciação se dá por volta dos 15 anos, o que, em linguagem estatística, significa dos 13 aos 17", afirma a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (Prosex) do Instituto de Psiquiatria da USP. A 3ª Pesquisa Nacional de Demografia da Saúde da Mulher e da Criança, realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e divulgada no mês passado, reforça esse dado: na faixa etária de 15 a 19 anos, 32,6% das entrevistadas admitiram ter tido a primeira relação aos 15 anos. Há dez anos, eram 11,5%.  aos 10 anos, 75% dos alunos já tiveram algum contato erótico, como beijo de língua, amassos e toques em partes erógenas. Geralmente, essas experimentações acontecem entre os próprios adolescentes e muitos aderem para não ficar com fama de "criancinha", em busca da aprovação do grupo. Pesquisas  mostram ainda que, no primeiro relacionamento duradouro, a garotada passa das carícias para a relação sexual com penetração em no máximo sete meses. A partir daí, inclui de tudo em suas práticas – sexo vaginal, oral, anal, masturbação mútua. Se você está se perguntando onde tudo isso acontece, saiba que, em metade dos casos, é na casa de um dos dois, com consentimento aberto ou velado dos pais. Os outros 50% ocorrem em viagens e passeios em grupos, festas na casa dos amigos, banheiros de raves e casas noturnas. E, para quem não sabe, "ficar" agora é também chamado de "beijar" e pode ou não incluir relação sexual. A cada ano, cerca de 4 milhões de adolescentes tornam-se sexualmente ativos no Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde. "E a ocorrência de gravidez tem aumentado entre as meninas mais novas".

Por isso jovem, pense muito bem antes de participar de um ato sexual, veja com quem faz, aonde faz, se usa camisinha, se tem alguma DST (Doença sexualmente transmitida), veja também se a pessoa com quem você pratica o sexo é uma pessoa legal, para que depois não veenha a se arrepender. por ter feito com a pessoa errada e ter perdido todo o encanto de uma primeira  vez. pense bastante, o sexo além de trazer prazer sexual ele também gera alguns problemas como gravidez indesejada e/ou doenças sexuais incuráveis. SE LIGUE NÃO MARQUE BOBEIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário